quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Papa Bento XVI chega à JMJ 2011

Nesta quinta-feira 18, o Aeroporto de Barajas, em Madrid, ficou com um brilho diferente. Às 14 horas, horário local, Papa Bento XVI chegou à Jornada Mundial da Juventude em clima de muita festa, sinos de todas as igrejas da cidade-sede do evento badalaram, jovens acenaram e acolheram o Papa com muita alegria e entusiasmo.

Assim que chegou Papa Bento XVI foi acolhido pelos reis da Espanha, recebeu cumprimentos da presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, e da ministra das Relações Exteriores, Trinidad Gimenez; assim como das autoridades civis e militares e das autoridades religiosas, como cardeais e bispos espanhóis.

O Rei Juan Carlos I, da Espanha, recepcionou Sua Santidade com algumas palavras: “Reitero o mais afetuoso agradecimento pela chegada, em nome da Rainha e do meu próprio Santo Padre. Desde a primeira Jornada Mundial da Juventude se produziram inumeráveis transformações na vida de milhares de jovens. Sabemos que essa é a melhor jornada já feita na história, e isso nos alegra muito, a todos os espanhóis! Recordamos a memória do inesquecível inspirador das Jornadas: Beato João Paulo II”. O rei também ressaltou que esta é a terceira visita de Sumo Pontífice à Espanha desde o início de seu pontificado e que sua presença traz paz. Também comentou sobre a profunda confiança na acolhida do Santo Padre aos jovens, aos quais ele anima, não apenas jovens espanhóis, mas do mundo todo. Completa:

“Em nome do povo espanhol seja bem-vindo!
Desejamos-lhe uma feliz e frutífera presença em Madrid”.

Nos próximos três dias, Bento XVI participará de diversas atividades com os jovens, com o clero e com as autoridades locais. Ainda hoje, na Praça de Cibele, o Santo Padre fará um discurso aos jovens que participam da JMJ.

BRASILEIROS À ESPERA DE VER O PAPA

Os sinos das igrejas de Madrid anunciam: Bento XVI está em terras espanholas para confirmar o povo na fé. É o terceiro encontro do Sucessor de Pedro com os jovens de todo o mundo desde o início de seu pontificado.

Pelas ruas da capital espanhola a alegria é contagiante. Jovens de todas as línguas e países gritam a uma só voz: “Benedeto!” e “Viva el Papa!”.

Uma multidão já espera a passagem do Santo Padre pelas ruas da cidade-sede da Jornada Mundial da Juventude 2011. Na porta de Alcalá, lugar pelo qual o Sumo Pontífice passará de papamóvel em direção à Praça de Cibeles, várias peregrinos já armaram suas “tendas” para recebê-lo.

“Estou na expectativa de ver o Papa e dar uma resposta a tudo o que ele disser aqui”, afirmou Marcos Vinícios de Brasília (DF), que comanda um grupo de 50 pessoas do Caminho Neocatecumel, o movimento que mais trouxe peregrinos a Madri, cerca de 40 mil pessoas. Só da capital brasileira, Marcos nos disse que vieram cerca de 1.500 pessoas.

“Eu já tenho visto muitos jovens sendo transformados pelo clima deste encontro. Não tem como você participar de algo assim e não mudar na sua vida, porque a Jornada Mundial da Juventude é um encontro com Cristo e neste encontro sua vida toma uma nova dimensão”, testemunhou o brasiliense.

O peregrino também nos disse da alegria do seu coração de ver esta juventude se entregar a Deus por meio deste encontro com o Senhor e com o Papa. “É uma alegria imensa ver jovens do mundo inteiro se encontrando em meio a tantas coisas ruins no mundo. Desde quando cheguei aqui tenho recebido e dado muita alegria”, concluiu Marcos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário